Apresentação

Apresenta-se na forma de pó cristalino, branco, não higroscópico e inodoro, pouco solúvel em água (55 g/l a 15ºC), álcoois e insolúvel em benzeno, tetracloreto de carbono.

O Pentaeritritol contém uma estrutura cujos quatro grupos metilóis estão simetricamente arranjados em torno de um átomo central. O alto ponto de fusão do composto, sua baixa solubilidade e a alta reatividade dos seus quatro grupos hidroxila são funções da estrutura compacta e simétrica da molécula. A configuração estrutural e a funcionalidade do Pentaeritritol, contendo quatro hidroxilas primárias, o transformam num membro único da família dos polióis, apresentando facilidade de reação e conferindo aos seus derivados maior resistência ao calor, à luz e à umidade.

Aplicações

Resinas

Grande parte do Pentaeritritol é aplicada na produção de resinas alquídicas, utilizadas na formulação de tintas e vernizes, conferindo-lhes melhor aderência, boa velocidade de secagem, durabilidade, resistência à umidade, ao calor e à luz, estabilidade de cor e maior brilho. As resinas produzidas com Pentaeritritol possuem baixa redução de viscosidade com sua diluição. O Pentaeritritol melhora sensivelmente as características dos ésteres do tall oil, assim, vernizes produzidos com estes ésteres apresentam maior velocidade de secagem e maior resistência à água e álcalis. Além disto, o Pentaeritritol também é utilizado na produção de resinas de poliéster, resinas fenólicas e maleicas.

Óleos sintéticos e secantes

O Pentaeritritol apresenta excelente resultado quando utilizado na fabricação destes produtos,conferindo superior propriedade de secagem nas suas características de processamento e propriedade de filme. Quando comparados a óleos naturais, os ésteres de Pentaeritritol polimerizam e secam com maior rapidez, contribuindo para a formação de filmes mais duros e de maior durabilidade.

Plastificantes e estabilizantes

Especialmente utilizado em compostos vinílicos, por sua excelente estabilidade ao calor e ao envelhecimento pela luz.

Aditivo para lubrificantes

O Pentaeritritol é utilizado na produção de lubrificantes, especialmente aqueles que requerem alta estabilidade térmica, como aditivo para evitar a carbonização e inibir a corrosão das partes expostas à umidade. Os ésteres de ácidos graxos de Pentaeritritol também são utilizados como lubrificantes, devido à sua resistência à altas temperaturas.

Explosivos

O Pentaeritritol é utilizado para a produção do Tetranitrato de Pentaeritritol (PETN). Devido ao alto poder explosivo, o PETN é amplamente utilizado como explosivo militar e industrial. Ele é raramente empregado individualmente, porém, costuma ser usado como explosivo sólido secundário.

A Copenor reserva-se o direito de não comercializar este produto para aplicações em explosivos, quando isto infringir normas éticas ou legais do Brasil ou do país importador.

Especificação

1 – Identificação do Produto

Nome do Produto:Pentaeritritol Técnico
Fórmula Química:C (CH2OH)4
Peso Molecular:136,15
CAS Nº.:115-77-5
Merck Index:12, 7182
ONU Nº.:Não classificado
EINECS:204-104-9
Sinônimos Comuns:2,2-Bis-Hidroximetil-1,3-Propanodiol, Monopentaeritritol, Tetrametilolmetano, Tetrakis-hidroximetilmetano.

2 – Propriedades químicas (valores de especificação)

As informações sobre especificação do produto devem ser consultadas com a área Comercial da Empresa.

3 – Propriedades físicas (informativas)

3.1Temperatura de ebulição276 ºC a 30mmHg
3.2Temperatura de fusão230 a 260 °C
3.3Densidade (H2O=1 @ 15 ºC)1,397
3.4Densidade Aparente720 Kg/m3
3.5Pressão de Vapor (mmHg)< 1 mm Hg a 20 ºC
3.6Solubilidade (H2O)1 g/ 18 ml H2O @ 15 ºC
3.7Aparência e odorSólido, branco, sem odor.

4 – Embalagem

4.1Saco de papel multifolhado 25 kg em pallets com 1250 kg
4.2Big bag 500 kg
4.3Big bag 1000 kg